A Excelência como um hábito para um bom Atendimento
top of page

A Excelência como um hábito para um bom Atendimento


Nos dias atuais em um mercado altamente competitivo a excelência no atendimento torna-se um diferencial para as organizações. “O sucesso para as organizações está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus clientes. Estas capacidades devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses clientes. ” (Gentile Junior et al 2011, p.41) Desta forma vamos entender o que é excelência. De acordo com Kouketsu (2009) a excelência diferente do que a maioria das pessoas pensam, não é a busca pela perfeição, mas buscar melhorar a cada dia nas pequenas coisas. Sendo assim, podemos dizer que a excelência não é uma atitude isolada, mas um habito. O filosofo grego Aristóteles já dizia “que nós somos o que fazemos repetidas vezes. “ Então pode-se dizer que a excelência é o que a empresa pode oferecer de melhor para seu cliente, mas não é só oferecer o melhor é também manter um padrão de atendimento. O detalhe de um atendimento com excelência está em encantar o cliente e mantê-lo encantado, pois o foco do negócio precisa ser a relação com o cliente e este em cada atendimento que receber deve se sentir especial e único. Por isso a importância de personalizar o atendimento, conhecendo o perfil e as necessidades de seu cliente, lhe oferecendo alternativas e o mantendo sempre satisfeito dando-lhe um retorno positivo do atendimento, deve-se ainda encantar cada cliente individualmente, proporcionando-lhe uma experiência verdadeiramente satisfatória. Observa-se que esta competitividade do mercado acaba tornando as pessoas cada vez mais exigente e isso torna cada vez mais difícil a fidelização do cliente. Esse é um dos motivos o qual não basta oferecer apenas um produto de qualidade com um preço justo, as organizações precisam fazer de seu atendimento com excelência um habito, desta forma ficara mais fácil e natural prestar um atendimento de excelência para o cliente. Silva (2008, p. 433) destaca que “ a excelência é uma condição em que a eficiência leva uma eficácia maior do que o esperado, ou o realizado é melhor do que o planejado, em termos de resultados, a excelência envolve três aspectos: o cuidado com os clientes, a inovação constante e as pessoas. ” Para obter a excelência é imprescindível que as organizações invistam em capacitações para sua equipe, “ em se tratando do aumento dos conhecimentos adquiridos dentro da organização pelos funcionários, consequentemente aumentará sua produtividade. “ (ROCHA et al 2012, p. 22). Marshall (2006 p. 30,31) já dizia que “a similaridade funcional, e até mesmo de desempenho dos produtos e bem de consumo é cada vez maior. Por isso, é preciso estar bastante sintonizado com os colaboradores, pois a qualidade hoje está muito mais associada à percepção de excelência nos serviços. E quando se fala em serviços estar se falando basicamente em pessoas. ” O autor frisa ainda que “promover treinamento adequado para a equipe pode significar o êxito do empreendimento. “ Portanto faz-se necessário desenvolver a equipe e fazer com que se sintam parte da empresa, desta forma terão mais facilidade e habilidade em prestar um serviço de qualidade com excelência. Para as organizações que valorizam a relação com o cliente, fica a dica: Ofereça sempre um diferencial ao seu cliente, personalize seu atendimento, capacite sua equipe para oferecer um atendimento único para cada pessoa, faça com que seu cliente se sinta valorizado e conscientize sua equipe a valorizar e encantar o cliente com uma abordagem estratégica e inovadora. O cliente deseja que seus problemas sejam resolvidos, surpreenda- o de forma positiva, ofereça confiança para que ele escolha você para atendê-lo. Elimine as barreiras que estiver entre sua empresa e seu cliente, crie meios, faça com que o cliente busque os seus serviços e não o do seu concorrente. A Threynnare Consultoria e Treinamentos, oferece cursos personalizados de acordo com a necessidade e perfil de cada organização. Peça seu orçamento, que iremos elaborar para sua equipe treinamentos customizados e personalizados de acordo com sua necessidade. O que visamos é sua satisfação em nossos serviços e queremos oferecer a você e sua equipe um serviço de qualidade, para que possamos juntos promover qualificação de mão de obra e obtenção de melhores resultados no desempenho de seus colaboradores, visando por tanto, a maximização de seu negócio.


152 visualizações0 comentário
bottom of page