Curso Prático de Elaboração de Projeto de Gerenciamento de Resíduos Só
top of page

Curso Prático Elaboração de Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)


Objetivo

Capacitar profissionais para elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos; Fornecer conhecimentos técnicos para implementação das ações do Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Justificativa

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/10 e Decreto Nº 7.404/10) e a Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei Nº 7.749/15 - Alagoas), todos os estabelecimentos socioeconômicos deverão possuir um PGRS, informando diagnóstico e ações para demonstrar a sua capacidade de ofertar uma Destinação Final Ambientalmente Adequada aos seus resíduos. A penalidade para os responsáveis pelas empresas que não cumprirem com a determinação desta lei pode começar com a perda da sua licença de operação, aplicação de multas e até mesmo pena de reclusão de até 3 anos.

Público Alvo

Profissionais habilitados em qualquer área, profissionais de formação na área ambienta, pessoas interessadas em adquirir conhecimentos específicos e consultores que trabalham ou pretendem trabalhar na elaboração ou gerenciamento de resíduos para empresas.

Conteúdo Programático

1. Histórico e classificação dos Resíduos e Biossegurança no manejo; 2. Apresentação de PGRS elaborados e aprovados pelos órgãos competentes; 3. Descrição do empreendimento ou atividade; 4. Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados, incluindo os passivos ambientais; 5. Bases legais e normativas vigentes sobre resíduos sólidos; 6. Criação de Matriz: Aspectos X Impactos; 7. Apresentação dos resíduos pertencentes ao Sistema de Logística Reversa; 8. Descrição de cada etapa do gerenciamento de resíduos sólidos; 9. Definição dos procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento; 10. Identificação das soluções consorciadas ou compartilhadas com outros geradores; 11. Ações preventivas e corretivas a serem executadas; 12. Metas e procedimentos relacionados à minimização da geração de resíduos sólidos; 13. Medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos.

Local – Av. Menino Marcelo, nº 45, Cidade Universitária, Maceió/AL

Carga horária - 24 horas / aula

Incluso: Material didático e certificado.

Informações E-mail: contato@threynnare.com.br Tel.: (82) 3013-0024 – Fixo | 98855-8248 – Oi | 99917-2601 – Tim– WhatsApp


50 visualizações0 comentário
bottom of page