Administração na Atualidade


Atualmente, a administração vem sendo destaque nas organizações, pois a aplicabilidade de seus princípios tem sido um grande diferencial competitivo para o mercado.

Administrar é um desafio e para as organizações é ainda maior. As organizações bem sucedidas tendem a crescer, ampliar suas atividades e expandir no mercado. O crescimento é uma decorrência inevitável do êxito organizacional, mas isso acaba aumentando sua complexidade. Na medida em que aumenta o mercado e os negócios, crescem também os riscos da atividade organizacional e isso exige maior desenvolvimento dos produtos / serviços oferecidos, exige também aperfeiçoamento de tecnologias, criação de novos produtos, busca de novos mercados para que possam sobreviver e crescer em meio à tamanha competitividade.

Hoje, com a sofisticação e a tecnologia, o uso das telecomunicações, computadores e transportes permitem que as organizações expandam suas atividades a nível internacional. A tecnologia introduz novos processos e instrumentos que causam impactos sobre a estrutura e o comportamento das organizações.

As rápidas mudanças, o crescimento organizacional, a concorrência, o avanço tecnológico, a economia, a globalização, a viabilidade e interferência da opinião pública faz com que, as organizações passem a lidar não mais com previsibilidade, continuidade e estabilidade, mas com a imprevisibilidade, descontinuidade e instabilidade em todos os setores de atividade. (LOPES, 2010)

Em meio as variantes elencadas acima se destaca o papel do administrador como elemento imprescindível para as organizações que pretendem permanecer no mercado ou ainda aumentar o fluxo de seus negócios. Dentre tantas ferramentas de gestão disponíveis, planejar, organizar, dirigir, controlar e monitorar as variáveis internas e externas torna-se cada vez mais urgente devido à dinamicidade do mercado atual, exercida principalmente na alta competitividade das organizações alavancadas pelo aumento no nível de exigência dos clientes.


435 visualizações0 comentário